Jornal Correio Popular Notícia

SUS
Ji-Paraná é sede de capacitação para municípios

Data da notícia: 2024-03-13 17:59:48
Foto: Assessoria/Divulgação
O prefeito Isaú Fonseca e o superintendente regional do Ministério da Saúde, Sid Orleans da Cruz, durante abertura do evento

Com representantes de 12 municípios, a “Oficina Regionalizada dos Instrumentos de Planejamento do Sistema Único de Saúde (SUS)” iniciou a capacitação, na terça-feira (12), pela Superintendência Estadual do Ministério da Saúde em Rondônia (SEMS/RO). Parceira, a Prefeitura de Ji-Paraná participa com a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa). O evento ocorreu no auditório C da Faculdade São Lucas.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Marcelo Barbisan, o treinamento visa à implementação de estratégia e planejamento de informações que sejam inseridas no DigiSUS Gestor. Ele reforçou que o objetivo é alinhar as ferramentas digitais junto ao sistema federal, estadual e municipal.

O superintendente regional do Ministério da Saúde, Sid Orleans da Cruz, informou que a oficina ocorre com mais cinco municípios para completar a região central de Ji-Paraná. Cruz salientou ainda que a ação tem a intenção de banir, de uma vez por todas, a possibilidade do município ter que devolver qualquer recurso por pendência de documentos encaminhados no DigiSUS.

O prefeito Isaú Fonseca (MDB) enfatizou a complexidade do SUS e a necessidade de capacitação contínua dos técnicos da área para lidar com as demandas diárias. Segundo ele, os treinamentos permitirão que os técnicos atendam aos prazos e garantam recursos para a população.

O DigiSUS Gestor Módulo Planejamento (DGMP) é um sistema digital de informação para os estados e municípios lançarem os instrumentos de planejamento do SUS.

Os 12 municípios participantes incluem Jaru, Governador Jorge Teixeira, Mirante da Serra, Nova União, Ouro Preto do Oeste, Presidente Médici, Teixeirópolis, Theobroma, Urupá, Vale do Anari e Vale do Paraíso. A capacitação continuará até sexta-feira (15), das 8h30 às 17h30, com a colaboração da Faculdade São Lucas. Além dos técnicos do Sistema de Informação sobre Orçamentos Públicos em Saúde (SIOPS), estiveram presentes no evento o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Edi Simeão, a gerente Regional de Saúde em Ji-Paraná, Nair Barreto, a vice-presidente dos Conselhos Municipais de Saúde (Cosems-RO), Tatiane Almeida, o controlador Geral (CGM), Ilson Moraes, a contadora municipal, Sonete, o secretário de Indústria, Comércio e Turismo (Semictur), Klecius Modesto, assessora técnica da Semusa, Franciany Brasil, e outros representantes.

Fonte: Gabriela Suematsu - CCS




Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.